câncer de próstata é o mais incidente nos homens e por isso uma grande preocupação.
Segundo uma reportagem publicada no
caderno Vida do jornal Zero Hora o consumo do chá verde pode reduzir o
avanço desse câncer. Um estudo feito no Centro de Ciências da Saúde da
Universidade de Louisiana, EUA, demonstra o efeito da bebida na redução
dos marcadores que indicam o avanço da doença. O chá verde é uma bebida
muito consumida em todo o mundo e por isso seus efeitos benéficos serão
facilmente difundidos. Se fosse uma bebida de uso restrito e
desconhecido era mais difícil que seu uso se tornasse popular.
O estudo analisou 26 homens, de 41 a
72 anos, diagnosticados com a enfermidade, que se submeteriam a uma
prostectomia radical, retirada da próstata. Antes da intervenção
cirúrgica, os pacientes ingeriram quatro cápsulas de polifenol, o agente
usado nos testes. Essa quantidade equivale a 12 xícaras de chá verde
concentrado. Os resultados mostraram uma grande redução dos marcadores.
Em alguns casos foi superior a 30%.
Outros estudos apontam que o chá
verde poderia reduzir o avanço de outros tipos de cânceres, tais como de
intestino, esôfago e pele. O chá contribui ainda para prevenir a
formação de coágulos e para reduzir os níveis de colesterol.